Coordenador : Pantaleo Scelza Neto
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391163.2206.310794.19032023
Departamento/Setor: MOC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de graduação da área de saúde da UFF e demais IES, a partir do 4º período
Local de atuação: Clinica Integrada Geriátrica (Clínica 5 - Prédio anexo à Faculdade de Odontologia - 1º andar) - terças- feiras - 09:00 às 15:00. Localização: Rua Mario dos Santos Braga, 30
Objetivo
Objetivo Geral: Oferecer conhecimentos sobre as alterações que envolvem o processo de envelhecimento para subsidiar as tomadas de decisão pelo profissional da área. Objetivos Específicos: a)Formação complementar do aluno de graduação de Odontologia e demais áreas da saúde com interesse na geriatria/gerontologia, fornecendo ferramentas para conhecimentos gerontológicos que o capacite no cuidado da pessoa idosa; b)Produzir material didático relacionados a geriatria e gerontologia; c)Unir os futuros profissionais com o mesmo interesse, visando o fortalecimento da área do envelhecimento no contexto atual e vindouro; d)Estimular a participação em eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); e)Criar material de divulgação, campanhas, eventos e conteúdos visando fortalecer os futuros profissionais da especialidade.
Resumo
A Odontogeriatria é uma das especialidades mais recentes na odontologia e tem como objetivo prestar atendimento aos idosos, contribuindo para saúde bucal no contexto de proporcionar uma melhor qualidade de vida. A Odontogeriatria enfrenta o desafio de lidar com as transformações que ocorrem no processo de envelhecimento. Em 2017, foi implantada no currículo da faculdade de Odontologia como disciplina obrigatória, e vem preparando os egressos da FOUFF para atender aos idosos, com doenças crônicas e com déficit cognitivo. Por meio de uma abordagem diferenciada, os idosos de Niterói e arredores, receberão atendimento, onde o acadêmico e o profissional desenvolverão uma relação humana, ressaltando os aspectos éticos, de respeito e compreensão numa visão multi e interdisciplinar.